domingo, 30 de janeiro de 2011

Visitas virtuais tridimensionais ao Vaticano.

Não há nada que possa substituir uma visita a Roma para admirar a Capela Sistina ou a Basílica de São Pedro, mas a internet permite agora realizar visitas virtuais a alguns dos lugares mais sagrados da Cidade Eterna, oferecendo detalhes que nem sequer ao vivo podem ser apreciados.
A visita ao maior templo da Igreja Católica, no qual se custodiam os restos do apóstolo Pedro, pode ser realizada na própria casa; basta ter um computador com conexão à internet, graças a este novo serviço oferecido pelo site da Santa Sé.
O projeto envolveu, durante dois anos, estudantes da Universidade de Villanueva, na Pensilvânia (Estados Unidos), a quem foi permitido fotografar estas joias da arte de todos os tempos.

“Estar na Capela Sistina é uma experiência difícil de descrever”, explica Chad Fahs, especialista em meios de comunicação do Departamento de Comunicação da Universidade de Villanueva. “Esta visita virtual é o mais próximo que existe a esta experiência que a pessoa pode experimentar”, afirma.

“É uma das explorações mais inovadoras de uma obra de arte”, acrescenta Paul Wilson, membro do mesmo departamento e um dos responsáveis por esse projeto virtual.

“Mudará para sempre a maneira como os artistas e historiadores podem ver a incrível obra e a mente de Michelangelo, sua atenção pelos detalhes, o comentário social e seu senso de humor”, reconhece.

Milhares de fotografias foram tiradas na Basílica de São Pedro e na Capela Sistina, com uma avançada câmera motorizada sobre um trilho e posteriormente compostas e unidas digitalmente para criar um panorama virtual em uma projeção tridimensional.
Os peregrinos e turistas virtuais podem utilizar o zoom e aproximar-se dos detalhes das obras de arte graças à elevada resolução.

“As obras de arte presentes em lugares de culto buscam submergir o visitante em uma realidade sagrada e a Capela Sistina se destaca nesta tradição”, esclarece Frank Klassner, professor no Departamento de Ciências da Informática na Universidade de Villanueva, responsável pelo projeto.

“Nossa equipe agradece por ter oferecido sua pequena contribuição a esta tradição, utilizando o poder da internet e a moderna tecnologia de imersão”, conclui Klassner.

A primeira visita virtual com estas características foi dedicada à Basílica de São Paulo Fora dos Muros em 2008; e a de Basílica de São João de Latrão foi apresentada em novembro de 2009.

A Capela Sistina pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

A Basílica de São Pedro pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html

A Basílica de São Paulo Fora dos Muros pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/vr_tour/index-it.html

A Basílica de São João de Latrão pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_giovanni/vr_tour/Media/VR/Lateran_Nave1/index.html

Fonte: Site da Comunidade Shalom - Blog Carmadélio

sábado, 22 de janeiro de 2011

Eu amo VC!



Quando tudo parece perdido,
E a esperança desaparece,
Procure por mim,
Estou a teu lado,
Embora não me vejas.
Quando lágrimas, insistirem
Em cair de teus olhos,
Lembra do sangue que derramei, Para que fosses feliz,

Quando o desejo de morrer,
Tomar conta de teu ser,
Lembra que tua morte será em vão, Eu morri para salvar os homens,
E mesmo assim não consegui.
Eu tenho meu tempo,
Eu sou dono da vida e da morte,
E só morrerás em meu tempo,

Quando tudo parecer breu,
Os desamores, as descrenças,
As desesperanças,
Insistirem em tomar conta,
De teu coração, me busca, nunca Abandonei quem de mim precisa,
E não será tu, que confias em mim, Que deixarei desamparada(o),

Vamos coloque um sorriso,
Neste rosto, erga a cabeça e siga em Frente, logo, logo, sentirás minha Presença, e tudo se resolverá.

Tristezas, não cabem em meu Mundo, e se te provo em coisas da Vida, é porque sei, tens força Suficiente, para enfrentá-las.
Eu sou teu Deus, jamais te Abandonarei... Portanto filha (o), Espera, e confia... em meu tempo... Tudo resolverei.
Entrega-te a mim sem medo...

Pai nenhum deste mundo, abandona Um filho, aceite então as provações A que te submeto, estas só servirão, Para engrandecer teu espírito,
E te tornares, mensageira(o) de Minhas palavras, e de meus atos em Tua vida. Será testemunha viva,
Do meu poder, e do meu amor,
Por aqueles que confiam em mim:

“Eu sou a luz do mundo, aquele que Me segue jamais andará nas trevas.”

Arqueólogos encontram a mais antiga pintura de apóstolos de Jesus


Arqueólogos e restauradores, usando nova tecnologia de raios laser, descobriram o que acreditam ser a mais antiga pintura do rosto dos apóstolos de Jesus.

(São Pedro, Santo André, São João e São Paulo aparecem!)

As imagens, num corredor das catacumbas de Santa Tecla, perto da Basílica de São Paulo, fora das muralhas da Roma antiga, foram pintadas no fim do século IV ou início do V.

Arqueólogos acreditam que as imagens podem ser algumas das que mais influenciaram representações posteriores da face dos primeiros seguidores do cristianismo.

"Estas são as primeiras imagens que conhecemos do rosto desses apóstolos", disse o arqueólogo encarregado das catacumbas de Roma, Fabrizio Bisconti.

Os afrescos já eram conhecidos, mas os detalhes vieram à luz durante o projeto de restauração que começou há dois anos e cujos resultados foram anunciados nesta terça-feira.

As imagens incluem São Pedro, Santo André e São João, que estavam entre os 12 apóstolos, e São Paulo, que se converteu após a morte de Jesus.

As pinturas têm as mesmas características de imagens posteriores, como a testa alta e enrugada de Paulo, a cabeça começando a ficar calva e a barba pontuda. Isso indica que essas figuras podem ter sido as que fixaram o padrão.

Os quatro círculos, com cerca de 50 centímetros de diâmetro, estão no teto da sepultura subterrânea de uma nobre que, acredita-se, converteu-se ao cristianismo no mesmo século em que o imperador Constantino legalizou a religião.

Os afrescos estavam cobertos por uma espessa pátina de carbonato de cálcio, causada pela umidade extrema e pouca circulação do ar.

"Nós nos demoramos, fazendo uma análise extensiva antes de decidir qual técnica usar", disse Barbara Mazzei, que chefiou o projeto. Ela disse que o laser foi usado como um "bisturi óptico" para fazer o carbonato de cálcio cair sem prejudicar a pintura.

"O laser criou uma espécie de pequena explosão de vapor ao interagir com o carbonato de cálcio, para fazê-lo se desprender da superfície", disse ela.

O resultado deu uma surpreendente clareza a imagens que, antes, eram borradas e opacas.

As rugas na testa de São Paulo, por exemplo, são claras e a brancura da barba de Pedro ressurgiu.

Outras imagens bíblicas, como Jesus ressuscitando Lázaro ou Abraão preparando sacrifício de Isaac também estão muito mais claras e brilhantes.

Cristãos árabes enfrentam onda de perseguição

Os cristãos árabes vivem uma crise demográfica. Dos montes do Líbano aos caldeus iraquianos, passando pela Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, o cristianismo oriental enfrenta uma das maiores adversidades de sua história, com perseguições em Bagdá e no Cairo e emigração em massa em Beirute, nos territórios palestinos e em Israel.

Na capital do Iraque, a catedral da Nossa Senhora da Salvação era o coração dos cristãos caldeus, que vivem no país há mais de mil anos. Em novembro, um atentado terrorista matou 51 pessoas dentro do templo, sinal de que os cristãos não vivem mais em paz no Iraque.

Como em quase todo o restante do Oriente Médio, eles correm o risco de desaparecer justamente na região onde o cristianismo começou, com o nascimento de Jesus, em Belém. Nos tempos de Saddam Hussein, que tinha o cristão Tarek Aziz como seu número dois no governo, os caldeus eram protegidos, disseram eles ao jornal O Estado de S. Paulo. Mas, com os ataques dos últimos meses, centenas de milhares emigraram para os países vizinhos.

Os cristãos egípcios, que por décadas conviveram bem com os muçulmanos, entraram em conflito no Cairo e em Alexandria. Em Israel e nos territórios palestinos, os cristãos são cada vez mais minoritários e buscam refúgio e melhores condições econômicas em outras terras, como os Estados Unidos. Mesmo no Líbano, onde por lei o presidente e metade do Parlamento têm de ser cristãos, a situação se deteriorou.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Você sabia que a Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres, em Maceió-Alagoas, foi inaugurada em 1859 com a presença de D. Pedro II e sua esposa Tereza Cristina?
O altar tem detalhes renascentistas e tornou-se catedral metropolitana em 1.900, por decisão do Papa Leão XIII.

Graciliano Ramos foi prefeito e cuidou da higienização da cidade


Não sabe quem foi Graciliano Ramos? Como assim?. Então, vou lhe dizer a profissão na qual ele mais se destacou: escritor. Ele escreveu “Vidas Secas”, entre outros livros.

Graciliano Ramos foi um dos melhores escritores do Brasil. Mas também foi prefeito e cuidou da limpeza pública.
Mas antes mesmo de se tornar um dos melhores escritores do Brasil, Graciliano Ramos foi prefeito de Palmeira dos Índios, cidade do interior de Alagoas.
Esse fato ocorreu entre 1927 e 1930. Nesse tempo, Graciliano Ramos fez de tudo para melhorar a cidade que governava.
Ele escreveu dois relatórios para o governador de Alagoas, nos quais citava a situação da cidade nos setores de iluminação, educação e limpeza pública, entre outros.
Seus ralatórios eram tão bem escritos que, passaram de mãos em mãos, até chegarem as de Augusto Frederico Schmidt. Foi este que, definitivamente, transformou Graciliano Ramos em escritor.

LIXO ESPACIAL

O aquecimento global está aumentando o volume de lixo espacial em órbita. Pesquisadores britânicos da University of Southampton que estudam as órbitas de 30 satélites artificiais ao longo dos últimos 40 anos concluiram que eles estão permanecendo em órbita por mais tempo e demorando mais a se incendiarem. Em artigo recém-publicado pela revista de divulgação científica New Scientist, eles informam que o fenômeno pode estar associado ao maior volume de dióxido de carbônico na atmosfera. O gás estaria tornando o ar mais frio e menos denso, o que estaria aumentando a durabilidadade de foguetes e satélites a uma altitude de 300 quilômetros em até 25% ao ano. O aumento do volume de equipamentos no espaço, muitos deles já inativos, aumenta o risco para os novos lançamentos de espaçonaves.

Olha onde fica o final do arco-íris!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Aí é quando a gente entende que existem imagens que falam por si próprias!!




Você sabia...

..que a pérola resulta de um sistema de defesa da ostra contra invasores?
...que a árvore mais velha do Brasil é um jequitibá, que fica em Santa Rita do Passa Quatro-SP, com 3.020 anos?
...que o casal de arara-azul é fiel e só procura outro parceiro quando um deles morre?
...que o Brasil está entre as 5 nações que mais tem espécies em extinção?
...que o macaco usado no filme King Kong, em 1933, tinha apenas 40 centímetros?
...que as tirinhas da Turma da Mônica são publicadas em quase 80 jornais pelo mundo todo?
...que ficar com as mãos nos bolsos é falta de educação no Japão?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A beleza e a arte no Cristianismo

“A beleza nos salvará”, dizia Dostoievsky.“Tu és para mim a única beleza”, confirmava George Herbert (1593-1633), poeta místico anglicano . O mundo tem necessidade de contemplar o Belo, ainda que não admita. Deus não é qualquer beleza, mas O Belo e a fonte de toda beleza.
O mais admirável testemunho do Belo nos dá as Sagradas Escrituras: “O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida (…) vo-lo anunciamos” (I Jo 11-4). Eis a beleza de Deus que se tornou palpável: JESUS CRISTO!! Mostro para vocês um pouco dessa beleza nas obras de tantos artistas que ajudaram a tornar nosso mundo melhor, mais puro e exprimir a glória de Deus e do Cristianismo!

Wallpaper de cidade do vaticano
jrsl-200-web55.jpg



Selecionado: Igreja Maria Madalena - Jerusalém
A Criação de Adão
detalhe do crucifixo bizantino
Basílica do Carmo, detalhe do interior
Interior da atual Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe
A Pietà de Michelangelo

Sedes Sapientiae
(trono de sabedoria, Mosaico) Capela Redemptoris Mater, Vaticano, Ano 2000




Cathedra Petri - Vaticano

A Aurora Boreal

http://www.fisicaju.com.br/aurora/bb17aur28p.jpg
http://www.fisicaju.com.br/aurora/auroras03.jpg
http://www.fisicaju.com.br/aurora/auroraboreal.jpg

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Por que sentimos cócegas

gargalhada



Já foi mostrado que as cócegas são um processo neurológico (algumas partes do cérebro se ativam como sentimos cócegas), mas existe também uma teoria que explica por que as sentimos.
A mais aceita diz que é um sistema de autodefesa do corpo, que nos permite reagir quando algum tipo de inseto se move em nossa pele (as aranhas, por exemplo). Neste caso, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rápida e energicamente.
Mas mesmo que esta explicação que se remete às origens da humanidade seja possível, as cócegas também estão relacionadas aos comportamentos dos animais sociais. Os macacos, por exemplo, também fazem cócegas uns nos outros, como uma forma de estreitar as relações entre eles.
Realmente, a gente sempre faz ou ganha cócegas de pessoas próximas: entre pais e filhos, casais de namorados, amigos. Isto mostra que as cócegas são mesmo uma maneira de se socializar. Você tem alguma dúvida disso? Então faça cócegas em um estranho, para ver. A reação não será exatamente positiva...
Voltando à pergunta original. A sensação de cócegas está relacionada à sensibilidade da pele. Isso quer dizer que quem não sente cócegas pode ter a pele pouco sensível, ou então um controle impressionante da sensação de pânico e das gargalhadas que costumam acompanhar as cócegas.

De fato, podemos ver que não se trata apenas do simples estímulo de alguns pontos do corpo. Já percebemos que não podemos fazer cócegas em nós mesmos, porque nosso cérebro tem consciência de quando provocamos um estímulo em nós mesmos. Neste caso, o cerebelo age, anulando a sensação de cócega.
Da mesma maneira, se uma pessoa sabe que vão lhe fazer cócegas e tem bastante autocontrole, ela pode anular a sensação associada às cócegas. Se tentamos fazer cócegas em alguém quando a pessoa está desprevenida, é muito possível que descubramos que elas têm cócegas, sim!

A maior flor do mundo!!

Natuaral das florestas da Sumatra, a Titan Arum é a maior flor do mundo, com incríveis 3 metros de altura e com mais de 1 metro de diametro.Já pensou??
Imagem

Dores de cabeça - Sete truques para as fazer parar




Pare de se queixar que lhe dói a cabeça. Toda a gente tem dores de cabeça. Um pouco de dor de cabeça é normal, é apenas consequência de algo que fez e que lhe alterou o fluxo de sangue cerebral, provocando uma diminuição e aumento sucessivo dos vasos sanguíneos, que, ao tocarem nos nervos provocam dor.

Algumas dores de cabeça são provocadas por factores genéticos hereditários, e não têm causa aparente. Mas, a maioria, são provocadas por maus hábitos. Para manter a sua cabeça sem dor, aconselha-se:

Durma mais
Se não quer ter dores de cabeça durma bem. Isto proteja a sua massa cinzenta de se cansar e ficar inflamada, melhorando o fluxo sanguíneo cerebral.

Beba mais água
Durante o dia e sobretudo antes de praticar exercício. Este procedimento mantem o fluxo sanguíneo cerebral, prevenindo dores de cabeça.

Não salte refeições
Quando o seu corpo necessita de alimentos, existem alterações de níveis de glicose. Isto provoca a expansão dos vasos sanguíneos cerebrais. Coma de duas em duas horas, e manterá a relação entre n´veis de açucar / cérebro sobre controlo.

Tenha atenção a alimentos que lhe provocam dores de cabeça
Cafeina, queijo, vinho, cebolas – todos estes alimentos expandem as artérias e veias, provocando por vezes dores de cabeça.

Páre de fumar
O dioxido de carbono impede o oxigénio de chegar ao cérebro, provocando dores de cabeça.

Coma algum açucar
Experimente beber um batido de frutas como primeira bebida da noite, ou espalhe um pouco de mel numa bolacha.

Não se zangue
Mantenha-se calmo e fará com que o fluxo de sangue cerebral seja melhorado, evitando dores de cabeça

Que notícia!

Um menino de quatro anos está com o nome no Sistema de Proteção ao Crédito (SPC), em Monte Claros, Região Norte de Minas Gerais. O pai dele, para receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o filho que estava com uma doença grave, fez o CPF para a criança.
O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do garoto teria sido clonado e o nome dele foi para o SPC. A criança agora tem dívidas com cartão de crédito, financiamento de carro e lojas de eletrodomésticos.
O advogado da família que acompanha o caso, Andrey Mendes Santos, afirmou que a suposta dívida está em torno de R$ 30 mil e que o fraudador teria agido longe de Montes Claros.
O banco que emitiu cobranças de cartão de crédito em nome do menino informou que está apurando o caso.