segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Por que sentimos cócegas

gargalhada



Já foi mostrado que as cócegas são um processo neurológico (algumas partes do cérebro se ativam como sentimos cócegas), mas existe também uma teoria que explica por que as sentimos.
A mais aceita diz que é um sistema de autodefesa do corpo, que nos permite reagir quando algum tipo de inseto se move em nossa pele (as aranhas, por exemplo). Neste caso, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rápida e energicamente.
Mas mesmo que esta explicação que se remete às origens da humanidade seja possível, as cócegas também estão relacionadas aos comportamentos dos animais sociais. Os macacos, por exemplo, também fazem cócegas uns nos outros, como uma forma de estreitar as relações entre eles.
Realmente, a gente sempre faz ou ganha cócegas de pessoas próximas: entre pais e filhos, casais de namorados, amigos. Isto mostra que as cócegas são mesmo uma maneira de se socializar. Você tem alguma dúvida disso? Então faça cócegas em um estranho, para ver. A reação não será exatamente positiva...
Voltando à pergunta original. A sensação de cócegas está relacionada à sensibilidade da pele. Isso quer dizer que quem não sente cócegas pode ter a pele pouco sensível, ou então um controle impressionante da sensação de pânico e das gargalhadas que costumam acompanhar as cócegas.

De fato, podemos ver que não se trata apenas do simples estímulo de alguns pontos do corpo. Já percebemos que não podemos fazer cócegas em nós mesmos, porque nosso cérebro tem consciência de quando provocamos um estímulo em nós mesmos. Neste caso, o cerebelo age, anulando a sensação de cócega.
Da mesma maneira, se uma pessoa sabe que vão lhe fazer cócegas e tem bastante autocontrole, ela pode anular a sensação associada às cócegas. Se tentamos fazer cócegas em alguém quando a pessoa está desprevenida, é muito possível que descubramos que elas têm cócegas, sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário