quinta-feira, 9 de junho de 2011

Drible o fantasma da timidez


Se você sofre pra falar em público, tem pavor de fazer qualquer apresentação na frente dos colegas e já foi chamado de antissocial, não se desespere. A timidez é uma característica de muita gente e não deve ser obstáculo pra vida profissional de quem sente dificuldade de se expor. Quando a introversão se torna um problema, ou seja, só gosta de atividades solitárias e preferem ficar sozinhos pra racionar, a melhor saída é procurar ajuda psicológica.

Sim, a timidez em excesso é complicada no ambiente de trabalho, ainda mais diante de uma dinâmica de mercado em que se valorizam habilidades como: poder de negociação, comunicação, capacidade de atuar em grupo e liderar equipes. O que fazer? Antes de participar de uma reunião, esteja bem preparado. Reúna antecipadamente as informações que precisa. Conheça um pouco mais sobre seus interlocutores. Assim, na hora de se posicionar rapidamente em relação a um determinado assunto, você se sentirá mais seguro.

Mantenha sua visibilidade. Os introvertidos procuram se esconder quando estão em grupo. Tente manter uma conexão com colegas e clientes pra garantir que seu trabalho seja reconhecido. Por último, cultive relacionamentos, sempre. Já que os tímidos gostam de relacionamentos um a um, podem se sair bem nesse tipo de contato, como almoços de negócios. Aproveite ainda as redes sociais, como LinkedIn, Twitter ou Facebook pra travar um networking eficiente sem exigir sua exposição.


R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário