quinta-feira, 30 de junho de 2011

Inseto de 2 milímetros é o animal mais ruidoso da Terra

O animal mais barulhento da Terra em proporção ao seu tamanho é um inseto aquático que mede apenas 2 milímetros, e que, para atrair as fêmeas, "canta" com uma potência de até 99,2 decibéis --equivalente ao som de uma orquestra assistida na primeira fileira.

Cientistas do Museu Nacional de História Natural de Paris e da Universidade escocesa de Strathclyde conseguiram gravar e medir pela primeira vez com microfones debaixo da água o som produzido pelo Micronecta scholtzi, um percevejo aquático, ao esfregar seu pênis contra o abdômen, em processo conhecido como estridulação.

"Mesmo com o fato de 99% do som se perder ao passar da água para o ar, o barulho é tão intenso que uma pessoa que anda pela margem pode de fato ouvir essas pequenas criaturas no fundo do rio", assinala em uma nota o biólogo James Windmill, da Universidade de Strathclyde.

Os animais mais ruidosos da Terra costumam ser os maiores, como as baleias azuis e os elefantes, mas, segundo o estudo, se for comparada a intensidade do som ao tamanho de seu corpo, os Micronecta scholtzi são os campeões.

A pesquisa, publicada na revista "PLoS One", será apresentada neste sábado na conferência anual da Sociedade para a Biologia Experimental realizada entre 1 e 4 de julho em Glasgow (Escócia).

Segundo Windmill, é um mistério como estes insetos conseguem fazer tanto barulho, já que só utilizam uma zona de 50 micrómetros --da largura de um cabelo humano-- para a estridulação.

Do ponto de vista biológico, o estudo pode contribuir para a conservação das espécies, já que registrar os sons dos insetos pode servir para realizar um acompanhamento da biodiversidade, enquanto do ponto de vista da engenharia poderia ser aproveitado pela acústica, disse Windmill.



Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário