terça-feira, 21 de junho de 2011

Igreja da Inglaterra irá autorizar bispos gays celibatários

A Igreja da Inglaterra está disposta a aprovar a nomeação de bispos abertamente homossexuais, desde que cumpram com o voto de celibato, informa o jornal britânico The Guardian.

A reportagem é do sítio Religión Digital, 20-06-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A Igreja tornou público nesta segunda-feira um documento em uma tentativa de esclarecer a sua política, depois de anos de controvérsia e de debates. Seleção dos Bispos. A Lei da Igualdade 2010 afirma que não se proíbe a promoção do clero homossexual ao episcopado, contanto que não seja sexualmente ativo, nem o tenha sido durante a sua etapa no sacerdócio.

No entanto, acrescenta o The Guardian, um comitê tem o poder de vetar candidatos se "causarem divisão dentro da diocese". Mas a orientação sexual "é irrelevante para determinar a sua idoneidade para o cargo", diz o documento.

Grande parte do debate centrou-se em Jeffrey John (foto), que foi removido da candidatura ao bispado da diocese londrina de Southwark. John havia firmado uma união civil com outro sacerdote, embora tenha assegurado que vivia no celibato, mas os evangélicos conservadores se opuseram à sua nomeação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário