domingo, 20 de fevereiro de 2011

A Grécia antiga possuía uma das mais criativas e extensas mitologias de toda a história da humanidade. A imaginação fértil dos gregos trazia as tramas de deuses e semideuses para os fatos históricos relatados na época, como os casos clássicos da Ilíada e da Odisséia de Homero.

Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo, abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na poesia. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.


Muito da filosofia e tradições gregas começaram a mudar com a influência cristã. No ano 51 d.C. São Paulo fez os primeiros discursos cristãos em Atenas, Tessalônica e Corinto. A transferência da capital do Império Romano para Constantinopla, no século 4, influenciou profundamente a Grécia que entrou em seu período bizantino. Até hoje, o catolicismo ortodoxo domina o pensamento religioso da grande maioria da população grega. A Igreja Ortodoxa Grega possui hierarquia eclesiástica própria, visite o seu site oficial: www.ecclesia.gr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário