quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Papa Bento 16 faz novas nomeações episcopais para o Brasil


Para Caratinga (MG), Belém do Pará e para o Ordinariato Militar nacional. Essas foram as três nomeações feitas hoje pelo Papa Bento 16 à Igreja do Brasil, conforme informações da Sala de Imprensa da Santa Sé. No primeiro caso, o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo então bispo de Caratinga, Dom Hélio Gonçalves Heleno, após o bispo ter atingido o limite de idade para a função conforme prevê o Código de Direito Canônico. Como seu sucessor, o pontífice escolheu Dom Emanuel Messias de Oliveira, até então bispo de Guanhães.

Dom Emanuel Messias de Oliveira foi ordenado bispo no dia 19 de abril de 1998, em Governador Valadares. Estudou Filosofia em Mariana e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, Itália.

Já para Belém, capital paraense, o Papa nomeou o Padre Teodoro Mendes Tavares na função de bispo auxiliar. Até a nomeação, o sacerdote era vigário geral na Prelatura de Tefé. O novo bispo auxiliar de Belém do Pará foi ordenado presbítero no dia 11 de julho de 1993. Estudou no Instituto Superior de Teologia de Braga, em Portugal, e na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Chegou ao Brasil no ano de 1994 para exercer a "Missão Amazônia" e, no ano de 2003, tornou-se Superior Maior dos Missionários Espiritanos na Amazônia. Integrante da Congregação do Espírito Santo, atualmente exerce seu ministério em Central Falls, nos Estados Unidos.

A última nomeação feita pelo pontífice foi a do Padre José Francisco Falcão de Barros, pároco de São Vicente de Paula em Palmeira dos Índios (AL) e também capelão da Polícia Militar de Alagoas, como bispo auxiliar para o Ordinariato Militar do Brasil. O novo auxiliar do Ordinariato Militar é sacerdote desde novembro de 1991.



Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário