quinta-feira, 17 de março de 2011

2011, ano de Jornada Mundial da Juventude em Madri, Espanha


2011, ano da 26º Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Jovens de todo o mundo se preparam para este incrível momento de encontro com Cristo e desta grande celebração da fraternidade universal dos jovens.

Espera-se que Madri, sede da 26º JMJ, receba 2,5 milhões de jovens vindos dos cincos continentes. Dentre esses 2,5 milhões, por volta de 20 mil brasileiros - de todas as regiões de nosso enorme país - são esperados para junto com a juventude de todo o mundo celebrar que também estamos " enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé".

Muitos desses jovens estão se reunindo nos distintos rincões do Brasil e aí trabalhando duro, das mais distintas formas, para conseguir angariar fundos necessários para se encontrar com Cristo, com o papa Bento XVI e toda a juventude que estará em Madri.

Entretanto, além de todos os esforços materiais, devemos nos preocupar com a nossa formação espiritual.

A JMJ quer sim mostrar que sua alegria e espírito fraternal característico surge do encontro pessoal com Cristo e da presença de seu vigário junto a juventude.

Por isso, o Setor Juventude e o Setor Universidades da CNBB, em conjunto, reuniu uma equipe de jovens vindos de distintas realidades do Brasil, de distintos carismas e formou uma equipe que lançou ao Brasil, no último dia 27 de Janeiro, um material que tem como finalidade auxiliar a formação espiritual daqueles que irão a Madri, mas também daqueles que não poderão ir e que desde aqui celebrarão em suas realidades, unidos na oração, a JMJ Madri 2011.

Este 1º material de formação, que faz parte de uma série denominada "Coleção Jornada Mundial da Juventude Brasil" vem para mostrar à juventude brasileira a riqueza que a JMJ é para todos nós.

"Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente. Pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade. Sois seu rosto jovem. A Igreja precisa de vós, como jovens, para manifestar ao mundo o rosto de Jesus Cristo, que se desenha na comunidade cristã. Sem o rosto jovem a Igreja se apresentaria desfigurada." (Papa Bento XVI aos jovens no encontro no Pacaembu, São Paulo, em 10 de maio de 2007)


Leonardo C. Cavalcante
Colaborador do Setor Universidades - CNBB

Site Oficial JMJ: www.madrid11.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário