quinta-feira, 10 de março de 2011

CF 2011 - “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)


Tema e história

O lema da CF 2011 é retirado de uma das várias cartas escritas por São Paulo, que possui uma “visão cósmica da salvação”, conforme explica o secretário-geral da CNBB.

“Para Paulo, a salvação não é assunto referente apenas às almas, nem somente aos cristãos, é algo que diz respeito à humanidade toda. Mais ainda, a todo o universo. Jesus é o mediador de uma nova e eterna aliança que tem repercussões cósmicas. Nesse sentido, Paulo lembra que a criação inteira ainda aguarda sua plenitude, que realiza-se em Cristo, porque n’Ele todas as coisas foram feitas”, salienta o bispo.

Nessa perspectiva, o ser humano precisa assumir seu papel de cocriador na criação, enquanto administrador de tudo o que foi criado por Deus.

“As Campanhas anteriores tiveram um foco bem saliente nos sofredores e pobres, necessitados, e é importante que seja assim. No entanto, o foco agora se alarga para pensar na vida do planeta como tal. Afinal de contas, nem pobres ou ricos sobreviverão se o planeta for destruído”, pondera Dom Dimas.

Acerca da noção de desenvolvimento sustentável, o secretário-geral adverte que todos querem desenvolvimento, mas é preciso buscá-lo com responsabilidade. “Muitos países estão pouco interessados com o futuro e investem em processos contra o meio ambiente. Isso é irresponsável, pois o que está em jogo não é a vida da geração de hoje somente, mas das gerações futuras, ameaçadas quando iniciativas públicas não são feitas com responsabilidade”.

A preocupação com ecologia é presença de longa data nas CF’s. Já em 1979 acontecia a primeira Campanha com viés ecológico, com o tema “Por um mundo mais humano” e o lema “Preserve o que é de todos”. Após, houve outras campanhas com a presença do tema ecológico, como “Fraternidade e Água” (2004) e “Fraternidade e Amazônia” (2007), por exemplo.

Blog Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho

Nenhum comentário:

Postar um comentário