segunda-feira, 25 de julho de 2011

A história de São Francisco


Um dos santos mais impressionantes na história da Igreja é São Francisco de Assis. Nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1182, e morreu em 1226. Seu pai era muito rico. Um comerciante internacional, como poucos no Brasil. Tinha, portanto, um ambiente muito propício às vaidades e à glória deste mundo.

Francisco possuía, porém, um coração bom. Era caridoso e humilde. Certa vez, Francisco estava passeando a cavalo, quando encontrou um 1eproso. Sentiu arrepios, virou o rosto e foi andando. Mas logo voltou a si, arrependeu-se de ter humilhado o doente, voltou atrás e beijou a mão do leproso.

Passado algum tempo, Francisco resolveu deixar toda sua riqueza e vida cômoda para seguir a Jesus de maneira completa. Quis ser padre. Quando seu pai o soube, protestou severamente. Espancou-o e obrigou a renunciar toda sua herança perante o bispo de Assis. Francisco preferiu ficar só com o reino de Deus. Tirou suas próprias vestes, entregou-as ao pai dizendo-lhe: "Até este dia eu o chamava de pai. Agora, com mais razão posso rezar: Pai nosso, que estais no céu"...

E fez-se frade, pobre, humilde e santo. Ao morrer disse aos seus irmãos franciscanos: "Não vos incomodeis com os conceitos dos homens, que vos desprezam como loucos e tolos. Pregai penitência em toda a simplicidade, confiando naquele que venceu o mundo pela humildade. E' ele que fala por vossa boca. Não troqueis o reino dos céus por coisa alguma da terra". Foi dessa maneira que Francisco mostrou-se filho de famoso comerciante: fazendo o melhor negócio do mundo. Quando descobriu a pérola rara do reino de Deus, adquiriu-a em troca de tudo o que possuía.

Pe. Lucas de Paula Almeida, CM
Revista Família Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário