domingo, 24 de julho de 2011

Terceira idade com saúde


Segundo especialistas, o correto diagnóstico e acompanhamento preventivo das doenças que surgem com a idade são fundamentais para viver melhor na terceira idade.

Sempre que possível, a consulta do idoso deve ser acompanhada por um familiar, pois muitas vezes o paciente tende a omitir informações valiosas, seja por esquecimento ou erro de avaliação.

De preferência, uma consulta inicial deve ser feita com um clínico geral e, depois, conforme o encaminhamento, procurar um especialista.
Isso é necessário, porque nesta fase da vida,há uma maior incidência do surgimento de doenças crônicas, infecciosas, cardiovasculares, endócrinas, tumores, depressão etc.

Veja abaixoa, alguns dos problemas mais comuns que podem surgir nesse período da vida.

Próstata

Todo homem acima de 50 anos deve fazer anualmente o exame de toque retal e de PSA (antígeno prostático específico), que detecta uma proteína cujos níveis sobem na maioria dos casos de câncer de próstata. Se o homem for da raça negra, obeso ou tiver um parente de primeiro grau que já teve o problema detectado (pai, filho ou irmão), as visitas ao urologista devem começar já aos 45 anos. De 80% a 90% dos homens apresentam o crescimento benigno da próstata, mas só um urologista pode fazer esse diagnóstico com segurança.

Câncer de Mama

O câncer de mama mata anualmente dez mil mulheres brasileiras com mais de 35 anos. Uma das principais causas é a detecção tardia do câncer, quando ele já se espalhou por outros órgãos do corpo. O auto-exame dez dias após a menstruação é importante, mas a visita periódica ao ginecologista é indispensável.


Gripe

A gripe é a doença infecciosa que mais abala a saúde dos idosos. Em qualquer época do ano, sintomas como febre, calafrios e mal-estar generalizados devem ser levados a sério. A rinite e a faringite também devem ser tratadas com atenção. É preciso tomar cuidado com as dores de garanta, tosse seca, coriza e congestão nasal. O idoso não pode deixar de receber, anualmente, a vacina contra a gripe.

Depressão

A solidão, a inatividade e as perdas de entes queridos fazem da depressão a principal doença mental do idoso. A doença ainda pode ser provocada pela utilização de remédios, principalmente o uso prolongado de tranquilizantes. Seus sintomas são um estado de humor deprimido ou melancolia. Também pode se manifestar através de agitação, agressividade, ansiedade, dor de cabeça e insônia. A medicação antidepressiva é importante, assim como uma abordagem psicológica.

Quedas e acidentes

No Brasil, as quedas respondem por 70% da mortalidade em pessoas com mais de 75 anos. Estima-se, ainda, que 30% das pessoas acima de 65 anos sofrem ao menos uma queda por ano. Cerca de 34% das quedas geram fraturas. Onde elas acontecem? Em 60% dos casos, em casa, com os idosos fazendo suas atividades diárias.

O trajeto quarto-banheiro, principalmente à noite, é o de maior risco. Tire de casa os tapetes, passadeiras e tudo que possa fazer escorregar. Mantenha os corredores sempre iluminados. Também providencie interruptores de luz em locais de fácil acesso e barras de apoio no banheiro.

Família Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário