quarta-feira, 25 de maio de 2011

Croácia sublinha direito da Igreja a instituir escolas

Santa Sé e Croácia assinam convênio sobre educação

A Santa Sé selou nesta segunda-feira o convênio de aplicação do Acordo assinado há 15 anos com a Croácia sobre a colaboração entre a Igreja e o Estado no âmbito educativo e cultural.

O presidente da conferência episcopal croata, Dom Marin Srakić, e a primeira-ministra do país, Jadranka Kosor, assinaram o convênio na secretaria da conferência episcopal, em Zagreb, segundo informa a agência dos bispos croatas Ika.

Em linhas gerais, o documento reconhece à Igreja Católica o direito de instituir escolas de todo tipo e nível e estabelece as respectivas obrigações do Estado, incluídos os salários dos professores.

O convênio fixa as normas para as matrículas, o tipo de instrução proporcionada, a nomeação dos diretores e a aprovação dos estatutos das escolas católicas de Ensino Fundamental e Médio.

Tudo isso conforme os princípios fundamentais da educação católica e as leis do país, onde quase 90% dos croatas são católicos.

O convênio também inclui uma lista das escolas católicas de Ensino Fundamental – duas – e de Ensino Médio – doze – abertas atualmente. Na Croácia, a Igreja tem também 48 creches.

Em sua intervenção na cerimônia da assinatura, a primeira-ministra croata, Jadranka Kosor, destacou a importância do acordo, ao qual se chegou às vésperas da visita que Bento XVI realizará à Croácia nos próximos dias 4 e 5 de junho.

Kosor indicou a importante função desempenhada pelos centros educativos católicos na promoção do sentimento patriótico e da consciência das próprias raízes culturais e religiosas, tão importantes agora que a Croácia entrará na União Europeia.

Também interveio o presidente da conferência episcopal croata, Dom Marin Srakić, quem recordou que as escolas católicas não são fechadas.

Como exemplo da sua abertura, citou Kosovo, onde 90% dos estudantes das escolas católicas são muçulmanos.



ZENIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário