domingo, 29 de maio de 2011

Santa Sé realiza congresso sobre a prevenção da Aids


O Vaticano convidou especialistas sobre a Aids de todo o mundo para um simpósio de dois dias sobre as medidas para prevenir o contágio pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV) e para cuidar de pessoas infectadas pelo vírus.

A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 27-05-2011. A tradução é do Cepat.

As conferências acontecem poucos meses depois que o Papa tomou as manchetes por seus comentários sobre o uso de preservativos e a Aids em seu livro Luz do Mundo.

Os organizadores do simpósio, que começou nesta sexta-feira, garantem que não está questão o ensino tradicional da Igreja católica, que se opõe à anticoncepção artificial.

Em dias anteriores à conferência, o jornal do Vaticano publicou uma série de artigos que reforçam a postura da Igreja de que as melhores maneiras de evitar contágios por HIV são a abstinência e a fidelidade no matrimônio.

Entretanto, os comentários do ano passado feitos pelo Papa Bento XVI sobre o uso da camisinha por parte de prostitutas infectadas com HIV parece ter eliminado um tabu da Igreja católica que, de certa maneira, proibia a discussão pública quanto a se os preservativos realmente seriam eficazes na redução do contágio por HIV.

Entre as personalidades que falarão no simpósio, organizado pelo Conselho Pontifício para os Trabalhadores de Serviços de Saúde, estão alguns que defendem firmemente o uso do preservativo como maneira de evitar o contágio por HIV.

Entre eles encontra-se o doutor Michel Sidibe, diretor executivo da UNAIDS, organismo da ONU que afirma que os preservativos são uma parte “integrante e essencial” nos programas de prevenção da doença. O organismo da ONU também considera que os programas devem incluir educação sobre as vantagens de atrasar o início da vida sexual, limitar o número de parceiros/as sexuais e manter a fidelidade no matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário