sábado, 21 de maio de 2011

Designer cria Palácio de Versalhes de massinha


Ninguém precisa virar príncipe ou princesa para ter um palácio. Foi o que descobriu o carioca Felipe Caldas, 28. Há dez anos, ele brinca de construir a própria mansão, baseada no Palácio de Versalhes, da França.
Só que o palacete de Felipe é feito de massinha e cabe certinho em cima de uma mesa.

Tudo começou na infância, quando brincava de Lego com os amigos. "Tinha a minha cidade. Gostava de construir tudo." Mas, quando viu que não conseguiria fazer tronos e porcelanas perfeitas com bloquinhos, partiu para a massinha.

TRABALHO PRA VIDA TODA

No canteiro de obras em seu quarto, Felipe usa massas de modelar -as mesmas da escola. Com algumas cores e ferramentas improvisadas (até palito de dente), ele cria mesas, cadeiras, paredes e sofás dignos de rei.

Mas não vá pensando que é fácil. "Leio muito sobre a história da arte. Para tudo ficar igual ao que era no passado."

Por enquanto, ele tenta terminar o primeiro andar do palácio. Faltam ainda o segundo andar e toda a parte de fora. "Não sei quando vou acabar. É um trabalho para a vida toda."

LUXO SÓ

Hoje, quem visita Versalhes, pertinho de Paris, pode passear pelos corredores do palácio que fica ali. Mas isso não ocorria quando foi criado, no século 17. Lá, só entravam o rei e sua corte. Um deles foi Luís 14, chamado de Rei Sol. O palácio é um luxo só: tem mais de 2.000 janelas e 700 quartos.

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário