terça-feira, 17 de maio de 2011

Pessoas que falam muito rápido ou lentamente são menos convincentes


Um estudo realizado nos EUA descobriu que, dependendo do jeito que você fala, você pode convencer uma pessoa a fazer aquilo que você quiser. Segundos os cientistas, da Universidade de Michigan, não adianta falar muito rápido ou bem devagar. Para seu discurso sair na frente, é preciso falar moderadamente rápido.

Para descobrir a influência da fala na decisão das pessoas, os pesquisadores avaliaram 1.380 gravações de entrevistas telefônicas feitas por cem entrevistadores, entre homens e mulheres. Foram analisadas a fala, a fluência e o ritmo da conversa, relacionando esses aspectos com o fato de ter convencido, ou não, o entrevistado a participar da pesquisa telefônica.

De acordo com Jose Benki, do Instituto de Pesquisa Social da universidade e principal autor do estudo, os entrevistadores que falavam moderadamente rápido, como 3,5 palavras por segundo, tiveram mais sucesso ao convencer as pessoas de participar da entrevista.

- Eles tiveram melhores resultados na comparação com aqueles que falavam muito rápido ou muito devagar.

Segundo Benki, os resultados mostraram que as pessoas que falam muito rápido “parecem que vão jogar areia nos olhos do entrevistado”. Já os que falam bem devagar são vistos como pedantes ou como pessoas menos brilhantes.

Além disso, os entrevistadores que se mostraram mais animados e alegres, e com alteração de tom na voz, também se saíram melhores.

Ao avaliar apenas os homens, o estudo mostrou que aqueles com voz mais grave tiveram mais sucesso do que os com voz aguda. Essa relação, no entanto, não foi vista entre as mulheres.

Para Benki, os resultados não servem apenas para ser aplicado em entrevistas por telefone. Ele acredita que a descoberta também possa ser usada em outras situações, como em vendas e nos relacionamentos.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário