terça-feira, 19 de abril de 2011

A Encarnação - O ESPOSO AMADO


Já que o tempo era chegado
Em que fazer-se devia
O resgate da esposa
Que em duro jugo servia,
Debaixo daquela lei
Que Moisés dado lhe havia,
O Pai com amor terno
Desta maneira dizia:
- Já vês, Filho, que tua esposa
À tua imagem feito havia,
E no que a ti parece
Contigo coincidia;
Mas é diferente na carne,
Que em teu simples ser não havia.
Pois nos amores perfeitos
Esta lei se requeria,
Que se torne semelhante
O amante a quem queria,
Porque a maior semelhança
Mais deleite caberia;
O qual, por certo, em tua esposa
Grandemente cresceria
Se te visse semelhante
Na carne que possuía.
- Minha vontade é a tua
- O Filho lhe respondia –
E a glória que eu tenho
É tua vontade ser a minha;
E a mim me agrada, Pai,
O que tua Alteza dizia,
Porque por esta maneira
Tua bondade se veria;
Ver-se-á teu gran poder;
Justiça e sabedoria;
Irei a dizê-lo ao mundo
E notícia lhe daria
De tua beleza e doçura,
De tua soberania.
Irei buscar minha esposa
E sobre mim tomaria
Suas fadigas e dores
Em que tanto padecia;
E para que tenha vida,
Eu por ela morreria,
E tirando-a das profundas,
A ti a devolveria.


blog Voz no deserto

Nenhum comentário:

Postar um comentário