quinta-feira, 14 de abril de 2011

Publicidade deve crescer 15% no Brasil


O Brasil deve ultrapassar a França neste ano e se tornar o sexto maior mercado de publicidade do mundo.

O país movimentou US$ 12,9 bilhões em 2010 (R$ 20,6 bilhões em valores de hoje), valor que deve crescer 15,4% ao ano até 2013 (alcançando US$ 16,3 bilhões), segundo a consultoria de mídia ZenithOptimedia, subsidiária do grupo Publicis.

A taxa de crescimento é uma das maiores do mundo, superior à da China (13,6%).

Para realizar a comparação em dólar entre países, a consultoria tomou por base a taxa de câmbio média de 2009.

Ainda que os mercados maduros da Europa e dos Estados Unidos tenham retomado o crescimento (a previsão é de alta anual de 3,5% e 3,1%, respectivamente, nos próximos dois anos), são os países emergentes que estão puxando a alta no setor.

Até 2013, os mercados emergentes deverão responder por 35,1% dos gastos com publicidade no mundo, ante 30,9% no ano passado.

Em termos absolutos, os países que mais vão contribuir para o crescimento do setor até 2013 são: EUA (com US$ 14,2 bilhões adicionais), China (US$ 10,7 bilhões), Rússia (US$ 6,9 bilhões) e Brasil (US$ 3,3 bilhões).

Apesar da taxa relativamente baixa de crescimento, o mercado dos Estados Unidos é gigante. Movimentou US$ 151,5 bilhões no ano passado, 250% mais do que o segundo maior mercado, o japonês.


Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário